Férias, posso dormir com as lentes descartáveis? Quais os cuidados que devo ter?

FÉRIAS...importante saber quais os cuidados especiais com os olhos nesse período.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 28/12/2017

A SOBLEC preconiza que não é aconselhável dormir com as lentes de contato, mesmo que algumas bulas digam o contrário.

Mas, por quê?
O ar que respiramos é a fonte mais importante de oxigênio para a córnea. Quando dormirmos, não piscamos e com isso, não oxigenamos adequadamente a córnea. Se o paciente dorme com as lentes, cria uma barreira que dificulta ainda mais a passagem do oxigênio.

Fale com seu oftalmologista; após analisar as suas necessidades, examinar seus olhos, escolherá uma lente que provoque menos alterações oculares, melhor visão e que vá de encontro com as suas expectativas.

Mas preste atenção -a falta de sintomas, não significa que a lente de contato está adequada para seus olhos. Portanto, todo usuário de lente de contato deve fazer exame oftalmológico anual.

Cuidados com as lentes de contato nesse período de férias.
1) Se for viajar de avião, em voo prolongado (mais de 6 h), o ideal é ir sem as lentes, devido a “secura” do ar.

2) Caso necessite usar as lentes de contato por mais de 12 horas e sem interrupção, converse com seu oftalmologista para saber se é viável, tanto pelo material da lente como pelas suas condições oculares.

3) Se for usar maquiagem, primeiro coloque as lentes de contato e depois se maquie. Retire as lentes antes de retirar a maquiagem.

4) Cuidado para não deixar entrar dentro dos olhos sprays de cabelo, protetor solar, areia da praia. Caso aconteça, lave bem os olhos, preferivelmente com soro fisiológico, ou se impossível, com água corrente. Faça compressas com água fria (não gelada) filtrada e fervida, não coce os olhos.  

5) Leve os óculos na viagem, para o caso de não poder usar as lentes (conjuntivite, infecção, ceratite...).

Leve também lentes de contato extras e os produtos de limpeza e conservação das lentes.

6) Se estiver usando lentes de contato e perceber que os olhos estão vermelhos, lacrimosos, com sensação de corpo estranho (“cisco”) ou visão embaçada, retire as lentes. Caso os sintomas permaneçam sem as lentes, entre em contato com seu oftalmologista procure o pronto socorro de olhos.


7) Se estiver com dificuldade de retirar suas lentes de contato gelatinosas após a praia, não force a remoção. Use colírio lubrificante, espere 5 minutos e só então retire as lentes.


8) Cuidado com o trauma ocular em atividades recreativas, esportes, pescaria, abertura de garrafas de champanhe e em casa com facas, tesouras, produtos de limpeza.


 
9) Ar condicionado, vento, sol, areia, mar, piscina podem levar a irritação ocular. Peça ao seu oftalmologista a indicação de um colírio lubrificante para usar sobre as lentes de contato nessas ocasiões.

Se for nadar com suas lentes de contato, use óculos de natação, para a proteção ocular.

10) Apesar de estar no período de férias, não esqueça de lavar as lentes corretamente. Nunca use água para lavar as lentes de contato.

Lave o estojo uma vez por semana, utilizando-se de uma escova de dente infantil e o mesmo produto de limpeza das lentes de contato.

Autoria: Dr Paulo Augusto de Arruda Mello e Regina de Souza Carvalho