Minha colega de trabalho disse que estou com Conjuntivite. Como peguei? O quê fazer?

Conjuntivite é um nome bem amplo e se refere a inflamação da conjuntiva, película transparente que recobre a parte branca dos olhos e a parte interna das pálpebras

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 21/08/2016

A primeira atitude que você deve tomar é procurar um oftalmologista. Sua colega de trabalho não é médica e você pode estar com outro problema.

Além disso, caso você realmente esteja com conjuntivite, existem vários tipos de conjuntivite, cada qual com seu tratamento específico:

- Conjuntivite causada por vírus, por bactéria, fungos, alérgica, provocada por olho seco, irritativa, por lente de contato (conjuntivite papilar gigante).

Só um exame com o oftalmologista para diagnosticar qual é a causa da sua conjuntivite e qual o tratamento correto.

Não pense em usar colírios já utilizados em outras ocasiões, ou indicados por parentes, amigos, balconista de farmácia, colegas de trabalho.... só para encurtar o caminho. Você poderá usar colírios inadequados que não resolverão o problema e, até mesmo, que poderão piorar o quadro.

Normalmente o contágio se dá pela mão, que está contaminada, e que você passa sem querer nos olhos, ou ao coçar o nariz, ou colocar na boca, ao comer um sanduiche.

Assim, previna-se:
-ao andar de metrô, taxi e ônibus e segurar-se em um apoio; ou no corrimão de uma escada rolante; ou segurando o carrinho do supermercado; ao falar em telefone público, passar a mão em objetos públicos, evite colocar as mãos nos olhos, boca e nariz. Quando tiver oportunidade, lave bem as mãos com água e sabão.

-se perceber um amigo, colega de trabalho, namorado ou familiares com olhos vermelhos, lacrimejantes e com secreção, evite dar a mão, abraço e beijo ao cumprimentá-lo.

- se seu cachorro e gato estiverem com conjuntivite, cuide bem deles, mas lave sempre as mãos depois de toca-los.

Conselhos:
1) Se for conjuntivite por “vírus” (figura 2), seu organismo terá que combate-lo, então, em primeiro lugar, boa alimentação; ingestão se sucos feitos na hora e ricos em vitamina C; nada de estresse; nada de praia, piscina, academia, Sol....apenas descanso para fortalecer seu organismo.

2)Caso o oftalmologista tenha receitado colírio antibiótico, lembre-se que para comprá-lo terá que ter duas vias; com data, carimbo e assinatura do médico.

3) Peça atestado médico, para evitar contágio em seu trabalho ou escola.

4) Em casa, não cumprimente ninguém com as mãos ou dê beijos. Também para evitar contaminar sua família, use luvas descartáveis:- ao mexer no teclado do computador, ao segurar o controle de canal da TV, ao ascender ou apagar as luzes de casa, ao abrir uma porta, nos utensílios da cozinha... e em todo o lugar que sua família também compartilhe do mesmo objeto que você.

5) Lave as mãos frequentemente com água e sabão (principalmente debaixo das unhas - utilize-se de uma escovinha). Após, use álcool gel.

6) Não Coce os olhos : nem agora nem nunca!

7) Troque toalha e fronha todos os dias.

8 )A toalha de mão que você vai usar não poderá ser usada por outras pessoas.

9) Para retirar a secreção ocular , utilize-se de água filtrada , fervida, morna e gaze . 10) Evite maquiagens e cremes ao redor dos olhos.

11) Se você usa Lentes de Contato : Interrompa imediatamente o uso e só volte a usá-las após autorização do oftalmologista.

12) Ao voltar a usar suas lentes de contato , verifique com o oftalmologista se não convém trocá-las, pois podem estar contaminadas pelo agente causador da conjuntivite. Jogue também o estojo fora.

Como usar o colírio sem contaminá-lo:
-Cuidado com a ponta do frasco para não encostar nos seus cílios
- Instilar uma gota em cada olho
-Ocluir por aproximadamente 1 minuto.
-Abrir os olhos e limpar o que escorreu.
- Se for receitado um colírio que você já tenha usado e guardado, lembre-se: colírio aberto por 4 semanas tem que ser desprezado. Compre outro!
-Se for usar 2 colírios diferentes, dê intervalo de 10 minutos entre um e outro.
-Não interrompa o uso do medicamento receitado, mesmo apresentando melhora nos primeiros dias.


Autoria
Dr Newton Kara José e Regina de S. Carvalho