Por que a cirurgia para diminuição do grau da miopia não é muito indicada para pessoas com mais de 40 anos?

A cirurgia para redução do grau da miopia pode ser feita em pacientes acima de 40 anos de idade, desde que considerados os pré-requisitos necessários e que o paciente compreenda as limitações da cirurgia.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 10/12/2015

Por volta dos 40 anos de idade, as pessoas iniciam um processo chamado presbiopia ou “ vista cansada,” que é a perda progressiva da acomodação, interferindo com a nitidez e clareza da visão de perto.

A presbiopia pode ocorrer na presença de miopia, hipermetropia e astigmatismo, mesmo se o paciente já corrigiu esses vícios de refração cirurgicamente, e geralmente se instala por volta dos 40 anos de idade.

O foco para perto vai se tornando cada vez mais remoto com o passar da idade: 33 cm, 40 cm, 50 cm, e assim por diante. Assim, para focalizar para perto, é comum afastar o papel para além de 33cm.

O paciente também passa a necessitar de mais luz para os esforços visuais para perto, como leitura.

Essa condição, pode requerer o uso de 2 pares separados de óculos, um para longe e outro para perto; ou um óculos só para perto( armação inteira ou meia armação); também o uso de bifocais, multifocais, lentes de contato multifocais.

Fique de olho

Como a visão de perto frequentemente é boa em portadores de miopia, indivíduos míopes que desenvolvem presbiopia precisam apenas remover seus óculos para ler ou para trabalhos para perto.

Nos casos de uso de lentes de contato só para longe, o paciente necessitará de óculos sobre as lentes para poder ler de perto. Caso corrija o grau da miopia com a cirurgia, então obrigatoriamente usará óculos para leitura e posteriormente para meia distância.

Por essa razão é que o paciente deve analisar se vale a pena a cirurgia, pois poderá ficar sem óculos para longe, mas colocará óculos para ler de perto.

Fonte: Dr Newton Kara José e Regina Carvalho