Por que no inverno meu olho lacrimeja mais?

No inverno, com o ar mais frio e seco, há uma evaporação maior da lágrima. Para se proteger dessa agressão, o olho lacrimeja.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 25/06/2016

O lacrimejamento faz com que o indivíduo passe a mão nos olhos com mais frequência. Esse ato não é bom: - primeiro porque nem sempre as mãos estão limpas. E depois, o ato de esfregar as mãos nos olhos altera a superfície da córnea.

Apesar de lacrimejarem, o ideal é colocar um colírio lubrificante, fazer limpeza das pálpebras com shampoo infantil diluído em água e não colocar as mãos nos olhos.

Por que não posso usar colírio com cortisona?

Corticóides só devem ser administrados por um médico, pois podem ocorrer efeitos colaterais sérios, tais como: catarata, trombose, úlceras, hipertensão ocular (pressão alta nos olhos).

Além disso, nem todas as pessoas podem usar corticoides. Portadores de alterações cardíacas, doenças psíquicas, hipertensão arterial, embolia, úlcera gastroduodenal, tuberculose e deficiências nutritivas não convém usar corticoides.

Procure seu oftalmologista para prescrição de colírios, e não use colírios indicados por amigos e balconistas de farmácia.

Autoria:
Dr Newton Kara José