Posso passar dermatite seborreica para outras pessoas? Pode atingir os olhos?

A dermatite seborreica não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. É uma doença crônica com períodos de melhora e piora. Pode atingir pessoas de diferentes idades, mais comum em homens entre a 2ª e 5ª décadas de vida1.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 20/08/2017

A dermatite seborreica não é uma alergia e não é perigosa. É uma inflamação na pele que pode ocorrer em diversas áreas do corpo.

Normalmente, se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como, couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas, e tórax. Causa, principalmente, escamação e vermelhidão. (Figuras 1 e 2).2

Figuras 1 e 2 . Dermatite seborreica.

Fonte da imagem: Wikipédia

Fonte da imagem: www.dermatologia.net

A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade. A presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também pode provocar dermatite seborreica. 2

Pode atingir os olhos?
Sim, quando acomete as pálpebras, produz uma inflamação crônica e crostas ao redor dos cílios (blefarite seborreica- figura 3), levando a agressão da córnea e queixas como: irritação, corpo estranho, lacrimejamento, coceira e olho vermelho1. A higiene das pálpebras feita com xampu neutro ou gel específico deve ser rotineira, para aliviar o desconforto e diminuir as crises.

Figura 3. Blefarite Seborreica.

Fonte da imagem: anat.kwikphp.com

Cuidados com o couro cabeludo e com os cabelos: lavagens mais frequentes com xampus que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e anti fúngicos; interrupção do uso de sprays, pomadas e géis; evitar uso de chapéus ou bonés2.

Para melhora do quadro, será necessário mudanças de hábitos e eliminar os fatores reguladores, como estresse, ansiedade, má alimentação, tabagismo e consumo de bebida alcóolica.

Além disso, alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas; não tomar banhos muito quentes; enxugar-se bem antes de vestir-se; usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica2.

Referências:
1. Rocha EM; Fernandes MAS. Manidestações oculares nas doenças sistêmicas. In: Nano Costa M; Kara-José N. Oftalmologia para clínico. Cultura Médica, RJ, 2008: 189-99.

2. Dermatite Seborreica . Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em http://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-seborreica (acesso em 09/04/16).



Autoria: Regina de Souza Carvalho e Dr Newton Kara José