“Receita” de óculos... gostaria de entender o que o oftalmologista anotou sobre o meu grau.

Primeiro: Porque as pessoas falam “receita” de óculos?

Usamos normalmente a palavra “receita” para se fazer um bolo, um pudim, um pão....

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 03/07/2017

Segundo o Dicionário Aurélio, século XXI, “receita” é uma palavra usada em diversas situações, entre elas, como “indicação minuciosa sobre a quantidade dos ingredientes e a maneira de preparar um prato salgado ou doce; indicação escrita de uma prescrição médica; fórmula ou indicação especial para se alcançar um resultado.”

Para tanto, o oftalmologista se utiliza de seus conhecimentos, habilidades e da forma minuciosa de se chegar ao grau correto, transferindo para o papel, a fórmula para suprir as necessidades do paciente.

Entendendo o que o oftalmologista anotou sobre o seu grau.

Começaremos pelos sinais:
O sinal de menos (-) representa : Miopia e/ou Astigmatismo (alguns oftalmologistas receitam astigmatismo com sinal de mais (+) na frente, mas em geral, o astigmatismo é representado com sinal de menos).

O sinal de mais (+) representa: Hipermetropia e/ou Presbiopia

Abreviações…
O que é D.E.?
R: D é Dioptria, que é igual a palavra grau.
Esférica representa miopia, hipermetropia ou presbiopia.

O que é D.C?
R: Grau Cilíndrico- astigmatismo

O que é D.N.P?
R: Distância naso- pupilar-distância do olho até o nariz, de cada lado.

O.D.........Olho direito
O.E.........Olho esquerdo

Exemplos:
Para longe:
1ª coluna 2ªcoluna 3ª coluna
OD -2.00 D.E. ^ -1.50 D.C. X 180°
OE -3.50 D.E. ^ -2.00 D.C. X 165°

A primeira coluna sempre representa os graus esféricos, isto é, miopia ou hipermetropia. A segunda coluna representa o grau de astigmatismo e a terceira coluna o eixo do astigmatismo.

Analisando essa receita de óculos para longe temos:

No olho direito (OD): dois graus de miopia (dioptria esférica com sinal de menos na frente),com um grau e meio de astigmatismo (dioptria cilíndrica com sinal de menos na frente) no eixo de cento e oitenta graus.

No olho esquerdo (OE): três e meio graus de miopia (dioptria esférica com sinal de menos na frente), com dois graus de astigmatismo (dioptria cilíndrica com sinal de menos na frente) no eixo de cento e sessenta e cinco graus.

Observações:
PARA PERTO Pessoas que necessitam de óculos para corrigir o erro de refração chamado de Presbiopia ou vista cansada.

Exemplos:
Para longe:

1ª coluna 2ªcoluna 3ª coluna
OD +2.00 D.E. ^ -1.50 D.C. X 180°
OE +3.50 D.E. ^ -2.00 D.C. X 165°

Para Perto:
1ª coluna 2ªcoluna 3ª coluna
OD +4.00 D.E. ^ -1.50 D.C. X 180°
OE +5.50 D.E. ^ -2.00 D.C. X 165°

Analisando essa receita de óculos para perto temos:

No olho direito (OD): quatro graus de presbiopia (dioptria esférica com sinal de mais na frente),com um grau e meio de astigmatismo (dioptria cilíndrica com sinal de menos na frente) no eixo de cento e oitenta graus.

No olho esquerdo (OE): cinco e meio graus de presbiopia (dioptria esférica com sinal de mais na frente), com dois graus de astigmatismo (dioptria cilíndrica com sinal de menos na frente) no eixo de cento e sessenta e cinco graus.

Após a consulta, o paciente se dirige a uma ótica para aviar (executar, concluir) sua “receita”; que passa por um delicado processo de produção (escolha adequada da armação e das lentes; surfaçagem dos blocos e montagem das lentes na armação). Um passo errado durante esse processo, compromete a qualidade da visão. Como se vê, são diversos os passos para se alcançar um resultado satisfatório.

Autoria: Dr. Newton Kara José e Regina de Souza Carvalho