Tipos de Lentes descartáveis e de troca planejada

As lentes de contato (LC) descartáveis e de troca planejada são o resultado de métodos de fabricação que tornaram possíveis a sua produção em grande quantidade e a baixo custo.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 31/07/2016

Uma das maiores vantagens desse tipo de lente é a sua substituição antes que a deterioração do material de que é feita atinja uma condição clinicamente significativa, reduzindo desse modo o risco de complicações. Assim, essas lentes proporcionam mais conforto, com menor ocorrência de depósitos, olho vermelho, alergias e conjuntivite papilar gigante e um risco mais baixo de infecções.

Tipos de Lentes descartáveis e de troca planejada
1. Descartáveis de um dia. Lentes usadas apenas por um dia. Pode-se dizer que são as verdadeiras lentes descartáveis. São indicadas para quem faz uso ocasional das lentes, como para prática de esportes ou reuniões sociais, e para aqueles que têm sensibilidade às soluções usadas para limpeza e desinfecção das lentes.
2. Troca semanal ou quinzenal. É preferível que o usuário não durma com as lentes e descarte corretamente.
3. Troca mensal. Existem as de material hidrogel e de silicone-hidrogel, este mais permeável ao oxigênio e mais saudável para os olhos. O usuário deve retirar as lentes para dormir.
4. Cosméticas de troca mensal. Usadas para mudar a cor dos olhos, podem ter ou não grau.
5. Tóricas de troca mensal. São lentes que possuem grau para correção do astigmatismo. Existem as tóricas de material hidrogel e de silicone-hidrogel. A maioria delas corrige até 2,25 de grau do astigmatismo.
6. Bifocais e multifocais de troca mensal. São lentes para pessoas présbitas, com dificuldade de enxergar de perto, meia-distância e de longe. São lentes que necessitam de testes pois a adaptação é mais complicada e depende muito de fatores individuais.
7. Troca trimestral ou quadrimestral. Embora muito raras e pouco usadas , algumas fábricas produzem LC com essas características.

Pergunte ao seu oftalmologista qual a mais indicada para o seu caso.

Autoria
Dr. Paulo Ricardo de Oliveira