“A cozinha é um dos piores lugares da casa para deixar uma criança sozinha”

A cozinha é um dos piores lugares para se deixar uma criança sozinha ou sem a atenção devida dos pais.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 09/01/2018

Principalmente se os responsáveis estão preparando uma refeição. Queimaduras com líquidos escaldantes nos fogões, cortes com facas posicionadas na mesa na altura da criança, quedas em chãos escorregadios, traumas (gavetas abertas, quinas da mesa)... todos esses perigos estão espalhados nessa área da casa.

Prevenção:
queimadura térmica ocular por liquido escaldante na panela : evita-se virando o cabo da panela para dentro e usando sempre as bocas de trás do fogão;

nunca carregue as crianças em seu colo enquanto estiver em qualquer atividade na cozinha (fazendo chá, cafezinho, um bolo usando o forno).

não fique com seu filho no colo enquanto estiver tomando qualquer líquido quente (sopas, chás, leite)1.

coloque sempre toalha curta na mesa, especialmente quando a refeição estiver servida. Toalhas compridas podem servir de apoio para que a criança fique em pé e aí o que estiver sobre a mesa pode virar sobre ela1.

queimadura química ocular por produto de limpeza: evita-se mantendo longe do alcance das crianças. NÃO deixar os produtos embaixo do tanque.

retire o cigarro da boca ou da mão antes de pegar a criança e lembre-se: se houver queimadura ocular por cigarro, a cinza, em geral, fica aderida na córnea. Recomenda-se irrigar o olho com água ou solução salina. Resíduos da cinza deverão ser removidos pelo oftalmologista.

Só coloque a criança no banho depois de testar a temperatura da água.

Após os seis meses de idade, use protetor solar fator 30 meia hora antes da exposição ao Sol, repetindo a aplicação a cada duas horas, mesmo que a criança não entre na piscina ou no mar e mesmo que o produto garanta que não sai na água1.

Qual a conduta inicial em caso de queimadura química do globo ocular?
As queimaduras oculares por produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, amônia e alvejantes (substâncias alcalinas) são muito sérias, com alto potencial destrutivo. A gravidade da queimadura vai depender da quantidade de líquido que entrou no olho, a concentração do produto, a duração da exposição e o que o paciente fez logo após.

Recomenda-se que logo após o incidente, sem perda de tempo, o paciente enxágue os olhos com água corrente, por pelo menos, 20 minutos – o ideal é ir para o chuveiro e abrir os olhos debaixo da água.

Se usar lentes de contato, remova-as antes de lavar os olhos.

Após os 20 minutos de lavagem ocular, limpar com cotonete umedecido em água, a parte de dentro das pálpebras, para retirar os resíduos do produto.

A seguir, procure o Oftalmologista para exame de urgência.

A prevenção é a melhor maneira de se evitar acidentes: coloque os produtos de limpeza em locais de difícil acesso para as crianças.
Recomenda-se também o uso de óculos de proteção ao manusear esses produtos.

Que conduta inicial deve ser tomada frente a uma queimadura térmica do globo ocular?

Queimaduras térmicas como solda elétrica por exemplo, costumam lesar mais as pálpebras que o próprio globo ocular. Encaminhe imediatamente ao pronto-socorro para avaliação. Não mexa no olho enquanto não for examinado. O ideal é evitar a queimadura usando óculos de proteção.

Bibliografia consultada
“O olho e a visão”- o que fazer pela saúde ocular das nossas crianças
Milton Ruiz Alves e Newton Kara José
CIP- Brasil 1996

“Meu filho se queimou. O que eu faço?”- Marina Lopes
Disponível em https://www.vix.com/pt/bdm/bebe/1-a-3-anos/materia/meu-filho-se-queimou

Autoria: Regina Carvalho e Dr Newton Kara José