A páscoa está chegando. Vai viajar com as crianças para fazenda? Então veja esses cuidados!
Na Páscoa, a família aproveita os feriados e costuma viajar para a fazenda, casa de campo ou sitio.
Há muitas brincadeiras... fazer ninho para o coelhinho, esconder os ovos de páscoa no jardim...brincar de bola na piscina...andar a cavalo, ver as galinhas....
Nessa época, temos que tomar alguns cuidados:
-Na hora de esconder os ovos no jardim, cuidado com plantas que possuem seivas brancas que são tóxicas para os olhos ou as pontiagudas que podem perfurar os olhos.
- Observe se onde colocou os ovos não há vespeiros, colmeias de abelhas e formigueiros ...verifique bem o lugar.
- Cuidado com agressões de galinhas, gansos e animais de fazenda (porcos, cavalos) às crianças!
- Na piscina, colocar boia nas crianças pequenas e óculos de natação, que protegem das impurezas (cloro, sal, iodo, agentes químicos, etc...) contidas na água. Lembre-se que nesse tipo de lente pode ser adicionado grau. Você encontrará óculos para natação com grau, em algumas óticas.
- Não esqueça que durante grande exposição ao Sol, as crianças devem usar protetor solar, chapéu ou boné e óculos escuros com proteção aos raios UVA e UVB.
Mas cuidado! Não são todos óculos escuros que tem proteção UVA e UVB. Os óculos de camelôs e os distribuídos gratuitamente nas festas infantis, geralmente não tem proteção e não podem ser usados. Óculos escuros sem proteção deixam as pupilas maiores (midríase) e permitem a maior entrada de raios solares nos olhos. CUIDADO!
Se necessário, poderá prender os óculos na cabeça com uma tira especial.
- Ao fazer o ninho do coelho da Páscoa com seus filhos, evite que eles corram pela casa com canetas, lápis ou objetos pontiagudos (tesouras com pontas) nas mãos.
Leve o telefone de seu oftalmologista, caso necessite falar com ele.
E Feliz Páscoa!!
Autoria
Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello e Regina Carvalho