Como é o teste para saber se tenho pouca lágrima?
O teste que avalia a quantidade de lágrima do seu olho (normal ou pouca) é o teste de Schirmer.
Como é feito o teste?
Tiras de papel com uma medida milimétrica impressa, são posicionadas na margem da pálpebra inferior, no canto externo dos olhos. O paciente deve estar sentado, com a cabeça na posição reta, sem tombar para trás ou para os lados. Não pode ter instilado colírio e nem soro fisiológico meia hora antes do exame. E não deve ser feito com o paciente portando lentes de contato.
Após 15 minutos retira-se o papel e verifica-se a parte que ficou molhada.
É um teste indolor mas os pacientes de queixam de leve desconforto. O incômodo sentido é necessário para que o cérebro libere lágrima e o papel as absorva. Assim, avalia-se a produção de lágrima. Figura 1 e 2.
Existem dois tipos de teste de Schirmer?
Sim, o Teste I, é o mais realizado, e mede a quantidade de lágrima total, tanto basal como reflexa. O teste de Schirmer II é realizado após colocar umas gotas de anestésico, e avalia a produção reflexa através de estímulo à superfície ocular ou mucosa nasal.
É um teste 100% eficaz?
Não, devido às discrepâncias encontradas nas medidas em vários estudos. Mas é um teste que auxilia na avaliação para portadores de olho seco, associado a outros como analise do filme lacrimal, BUT, analise das glândulas de meibomius, do piscar, da oclusão das pálpebras.
Figura 1 e 2. Teste de Schirmer
Fonte da imagem: http://www.mdsaude.com/
Autoria: Regina Carvalho e Dr Newton Kara José