Dia Mundial do Diabetes- 14 e 15 de novembro.
Acompanhe a Campanha desse ano no site oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes: www.diamundialdodiabetes.org.br
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007.
O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
Para esse ano, o tema escolhido para a campanha foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.
Dentre os objetivos da campanha mundial estão:
Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.
Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.
Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sendo liderada pelo Dr. Márcio Krakauer.
www.diamundialdodiabetes.org.br
Mas, diabete pode atacar os olhos ?
O diabetes melito é uma das mais antigas doenças conhecidas pelo homem e pode afetar a visão e o sistema nervoso, assim como o coração e os rins e outros órgãos.
Não há cura para o diabetes. Mas existe o controle da glicemia. Regime alimentar, exercícios físicos, medicamentos potentes, são as armas mais utilizadas para controle da glicemia.
No século XXI, o diabetes vem se tornando uma das doenças mais comuns.
O Diabetes é uma doença que impede que o organismo decomponha a glicose, o carboidrato simples que serve de combustível para o organismo.
Nos últimos 40 anos, à medida que a natureza da população se modificava, a incidência de diabetes mais que triplicou. Com a população mais obesa, há mais casos de diabetes.
Há dois tipos de diabetes:
a) Diabete tipo 1 – dependente da insulina, é uma doença hereditária em que o organismo não produz insulina, o hormônio que controla os níveis da glicose que ajuda a levar energia dos alimentos para as células.
b) Diabete tipo 2- forma de diabetes provocada pela incapacidade do organismo de fazer uso suficiente ou adequado da insulina. As pessoas com diabetes tipo 2 apresentam níveis excepcionalmente altos de glicose circulando no sangue.
O risco de desenvolver doenças oculares relacionadas ao diabetes, como glaucoma, neuropatia óptica e catarata, também aumenta. A pessoa poderá também ter perda da visão devido aos efeitos de uma doença crônica denominada retinopatia diabética (dano aso vasos sanguíneos da retina).
Um controle com o oftalmologista é mandatório nos portadores de diabetes.
Autoria: Regina de Souza Carvalho