O Inverno esta aí... necessito proteger meus olhos dos raios UVA e UVB?

Com certeza!

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 18/06/2017

Mesmo durante o inverno, os raios ultravioleta UVA e UVB provenientes da luz solar podem provocar danos oculares nas pálpebras, córnea, cristalino e retina. Também contribuem para o crescimento de tumores benignos na superfície do olho, câncer das pálpebras e da pele ao redor dos olhos.

Em geral, os sintomas mais imediatos estão relacionados às fotoceratites. Este efeito ocorre após uma exposição à radiação ultravioleta intensa, aproximadamente de 6 a 12 horas após a exposição, ocasionando dor, irritação, diminuição da visão, fotofobia, lacrimejamento, inchaço na pálpebra e dificuldade em se adaptar ao escuro. Procure um pronto-atendimento caso tenha esses sintomas.

Outro ponto importante: - A exposição ao Sol durante um dia inteiro, pode diminuir a capacidade de adaptação ao escuro por até 2 dias.

Cuidado ao dirigir.

Como medidas preventivas oculares, ao sair ao Sol, mesmo durante o inverno, use chapéu, boné ou viseira. O chapéu ou boné bloqueiam aproximadamente 50% da radiação ultravioleta e reduzem os raios vindos de cima e dos lados. Os óculos com proteção UVA e UVB filtram 99 a 100% dos raios, auxiliando a reduzir o risco de danos aos olhos.

É importante lembrar do retorno dos raios ultravioleta que incidem em superfícies reflexivas, tais como na neve e na água; situações em que o chapéu não pode prover total proteção. Assim, use também lentes protetoras como:

- lentes polarizantes: que ajudam a absorver a radiação indesejável e reduzir a luz visível, além de proteger contra o brilho, eliminando a radiação refletida das superfícies;

- filtros gradientes: que criam uma variação progressiva na transmissão luminosa, geralmente do mais escuro no topo do filtro ao mais claro na sua base;

- lentes fotossensíveis: escuressem a exposição a claridade e clareiam em almbientes mais escuros;

- óculos escuros com filtro absorvedor de UVA e UVB.

Outro cuidado necessário, é estar ciente dos horários em que a exposição ao Sol é mais intensa (10h:00-16h:00).

Importante: O fato de uma lente ser escura não significa que seja capaz de bloquear a radiação ultravioleta. Muitos óculos tem cor escura nas lentes e não tem a proteção aos raios UVA e UVB. Sob essas circunstâncias, os olhos estarão mais expostos do que nunca, pois a cor escura das lentes, faz com que a pupila se dilate, deixando penetrar ainda mais, os raios nocivos aos olhos.

Autoria:
Regina Carvalho e Dr Newton Kara José