“Pacientes recebiam um diagnóstico falso de glaucoma e eram orientados a usar colírios”

Noticia da semana:- “Alguns oftalmologistas davam diagnósticos falsos de glaucoma para fraudar recursos do Ministério da Saúde”.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 03/07/2017

O Fantástico revelou na edição deste domingo (25/06/17) que investigações descobriram que a organização criminosa passava a quantidade de colírio além do necessário. Eles também teriam feito com que pacientes assinassem por uma quantidade do medicamento e recebiam menos. (fonte: G1- http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/medicos-envolvidos-em-golpe-do-falso-glaucoma-podem-ser-cassados-diz-crm.ghtml)

DÚVIDA DO INTERNAUTA:
FAÇO PARTE DE UM GRUPO DIAGNOSTICADO COM GLAUCOMA. DEVO PARAR O MEDICAMENTO?
R: Não!

O ideal é submeter-se a novo exame oftalmológico, mas não é aconselhável parar com o medicamento pois você pode, realmente, ter a doença.

Mas, não sinto nada? O que devo sentir nos olhos se tiver glaucoma?
Esse é o grande problema do glaucoma, não tem sintomas...isto é, você não sente nada nos olhos, por isso a doença é chamada de “ladrão noturno”, pois rouba sua visão sem você perceber.

O Glaucoma só apresenta sintomas em sua fase final, quando a doença já está bem avançada. Por isso, para saber se você tem glaucoma, terá que fazer um exame com o oftalmologista.

Quais os principais fatores de risco relacionados ao glaucoma?
Os principais fatores de risco são:

Pressão intraocular elevada (confirmada em pelo menos um exame prévio)
Idade avançada (> 50 anos)
Histórico familiar da doença
Raça negra
Relação escavação/disco aumentada
Miopia de mais de 6 dioptrias
Menor espessura da córnea

Como saber se os colírios que eu uso são os melhores?
Só o oftalmologista pode receitar os colírios para o Glaucoma. Após exame ocular ele vai receitar o que será melhor para você. Mas terá que fazer retornos para saber se estão fazendo o efeito esperado. Existe uma infinidade de combinações de drogas para o tratamento do glaucoma. O tratamento deve ser individualizado com o intuito de se obter o melhor controle possível da doença.

Minha colega usa outro colírio mais barato...posso trocar o meu pelo dela?
A indicação dos medicamentos para glaucoma é um assunto sério que só o oftalmologista pode receitar. Não é aconselhável que o paciente troque o colírio receitado pelo oftalmologista por outro colírio genérico indicado pelo balconista da farmácia ou por conselho de amigos e familiares.

Lembre-se: Glaucoma é uma doença ocular que se não tratada leva a cegueira irreversível!
Se você for portador de Glaucoma, não brinque com sua visão deixando de usar os colírios receitados. Você pode perder a visão para sempre!


Autoria: Regina Carvalho e Dr Paulo Augusto de Arruda Mello