Percebi minha mãe piscar o tempo todo e forte. Isso pode ser “tique”?
O piscar é responsável pela distribuição da lágrima sobre a superfície ocular, contribuindo com a integridade da córnea e conjuntiva.
O ato de piscar ritmado e completo, é importante para eliminar corpos estranhos, excluir estímulos visuais, distribuir e manter o filme lacrimal.1
O filme lacrimal protege a superfície ocular da influencia ambiental e minimiza danos decorrentes à exposição corneana. Cada espécie animal tem um ritmo de piscar, que, quase certamente, está relacionado com o tempo em que o filme lacrimal fica integro. O ser humano pisca em média 3 a 25 vezes por minuto2 .
Mas, há pessoas que piscam forte e com frequência. O piscar constante e a sensação de irritação, pode ser um indício que você tem olho seco. Principalmente nesse clima em que estamos, isto é, frio e seco.
A deficiência de volume do filme lacrimal é a anormalidade mais comum, podendo ser causada tanto pela diminuição de secreção aquosa como por excesso de evaporação.
Além do clima seco, outras causas que podem desencadear os sintomas de olho seco, entre elas estão : doenças sistêmicas como reumatismo, alterações hormonais, etc...; ingestão de alguns medicamentos como antidepressivos, anticoncepcionais....; atividades que exijam maior concentração e com isso a diminuição do piscar , como uso de computador, videogame, dirigir a noite...; ambientes com ar condicionado; alterações palpebrais como lagoftalmo, paralisia facial, simbléfaro...; áreas corneanas elevadas como pterígio , pinguécula e o próprio uso de lentes de contato. 3
Pode-se caracterizar olho seco como oriundo de alterações da produção aquosa e/ou da camada lipídica e/ou das células produtoras de mucina; pelo excesso de evaporação e/ ou por irregularidades da superfície anterior do olho.3
Mas não podemos descartar os tiques nervosos.
São ações realizadas de forma repetitiva e compulsiva, como piscar os olhos várias vezes, mexer no cabelo arrancando os fios, coçar o nariz, etc.... Os tiques podem aparecer na infância e costumam desaparecer sem qualquer tipo de tratamento durante a adolescência. Mas os idosos usuários de medicações como antidepressivos, calmantes, ansiolíticos... podem desenvolver tiques.
Recomendação: procure seu oftalmologista para exame ocular e verificar a possibilidade de olho seco.
Referências:
1. Bron AJ, Tiffany JM, Gouveia SM, Yokoi N, Voon LW. Functional aspects of the tear film lipid layer. Exp Eye Res. 2004;78(3):347-60.
2. Carney LG; Hill RM. The nature of normal blinking patterns. Acta Ophthalmol. 1982; 60: 427-33.
3.Kara-Júnior,N. Olho seco : In Revista Sinopse de Oftalmologia ,Ed Moreira Junior, SP-capital, 2/99:59-60.
Autoria: Regina Carvalho e Dr. Newton Kara José