Período de adaptação

Guia Prático do usuário de Lentes de Contato
Capítulo 7

Publicado por: SOBLEC

A adaptação de lentes de contato é um processo contínuo e dinâmico, que exige supervisão médica e estende-se durante todo o período em que se é usuário dessas lentes.

Existem vários processos diferentes para facilitar a adaptação das lentes de contato. Cada médico pode estabelecer uma rotina diferente, de acordo com as características da lente e das condições do olho do usuário.

Uma delas é iniciar o uso com 02 horas de manhã e 02 horas à tarde, fazendo intervalo de duas horas. Aumentar 01 hora de uso por período, desde que tenha tido conforto no dia anterior e tentar ir diminuindo o intervalo. Enquanto persistir a intolerância, não aumente o número de horas.

No caso de dor, vermelhidão, alteração de acuidade visual ou qualquer outro sintoma ocular não esperado durante o processo de adaptação, procure orientação e acompanhamento de seu oftalmologista.

Lubrificação
Existem colírios apropriados para serem utilizados com lentes de contato. Pergunte ao seu oftalmologista qual é o mais indicado para o seu caso.

Sinais de Alerta
É muito importante que você conheça alguns sinais de alerta, diante dos quais você deverá suspender o uso e entrar em contato com seu oftalmologista.

São eles:
1 – Dor persistente, que não melhora com a retirada das lentes;
2 – Dor que melhora com a retirada das lentes;
3 – Vermelhidão;
4 – Embaçamento ou turvação da visão;
5 – Secreção ocular (ramela);
6 – Visão de halos em volta das luzes.

Fonte: Guia Prático do usuário de Lentes de Contato | SOBLEC 2011

Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.
SOBLEC, desde 1971 presente no Brasil.

Quando olhos combinam, visão tem qualidade.
Em todas as fases da vida, consulte Oftalmologista.

Clique, veja + conhecimentos
Oftalmologista Responde e você merece saber ✅