Porque meus olhos ardem tanto no ar condicionado?
O ar condicionado, muito usado nessa época do ano, leva a uma rápida evaporação da lágrima e com isso, os olhos ficam mais secos.
Se a pessoa já possui pouca produção de lágrima, ou se usa lentes de contato, o desconforto que já existe, acaba se agravando nessa ocasião.
Os sintomas de secura ocular, normalmente são:
- ardor intenso, olhos sensíveis a luz, presença de muco, visão turva, olhos vermelhos, sensação de areia.
- muitas pessoas adquirem um piscar forte e forçado, esperando amenizar os sintomas da secura.
Como saber se você já tem pouca produção de lágrima?
Para diagnosticar, é necessário exame com o oftalmologista. O teste de Schirmer é aplicado para se medir a quantidade de lágrima que o olho produz. Outros exames devem ser feitos, para a confirmação do diagnóstico.
Muitas são as causas que podem desencadear a baixa produção de lágrima, entre elas estão: doenças sistêmicas como reumatismo, alterações hormonais, etc...; ingestão de alguns medicamentos como antidepressivos, anticoncepcionais....; atividades que exijam maior concentração e com isso a diminuição do piscar , como uso de computador, videogame, dirigir a noite...; ambientes com ar condicionado ou lugares com clima seco como Brasília; alterações palpebrais como lagoftalmo, paralisia facial, simbléfaro...; áreas corneanas elevadas como pterígio , pinguécula e o próprio uso de lentes de contato.
Há uma frequência maior de mulheres com olho seco e com idade acima de 40 anos, devido a alteração hormonal.
Qual o tratamento?
O tratamento vai depender do grau de secura ocular, porém, geralmente recomenda-se:
Evitar ambientes secos: sala superaquecida, vento ou fumaça.
Usar óculos de sol fechados nas laterais para reduzir o efeito de ressecamento causado pelo vento
Lubrificar os olhos com o uso de lágrimas artificiais
Compressas de água fria (não gelada)
Umidificar o ar quando estiver com ar condicionado ligado, com um umidificador ou mesmo uma bacia de água perto de onde esta sentado.
A cada ano, novas drogas vêm sendo descobertas para colaborar com diminuição dos sintomas provocados pelo olho seco, já que o número de portadores não para de crescer. Assim, procure seu oftalmologista para uma consulta e verifique o que ele recomenda para diminuir os sintomas.
Autoria: Regina Carvalho e Dr Newton Kara José