Rodenstock lança as lentes MyCon 2 para o controle da progressão da miopia em crianças e adolescentes

Inserção dos quatro parâmetros individuais de posição de uso para o cálculo da lente, resultando em uma melhor experiência de visão ao usuário.

Publicado por: Rodenstock | Braun | Danielle Campos

As lentes MyCon™️️, produzidas pela Rodenstock Brasil, possibilitam em sua nova versão MyCon™️️ 2 a inserção dos quatro parâmetros individuais de posição de uso para o cálculo da lente, resultando em uma melhor experiência de visão ao usuário.

Hoje em dia, a maioria das crianças ainda são tratadas, utilizando lentes convencionais de visão simples quando a miopia é detectada, embora os principais cientistas peçam por um tratamento mais ativo no controle da miopia, com a proposta de que todas as crianças míopes com menos de doze anos devem ter a miopia controlada para diminuir o seu progresso.1

É, portanto, hora de mudar nossa compreensão da correção da miopia2, o que vai de encontro ao resultado de outros estudos que também mostram que a miopia progride mais rapidamente a partir dos 6 anos e imediatamente após o início.3

Como líder global em inovação no campo dos cuidados com a visão e fabricante de lentes biométricas de alta qualidade, a alemã Rodenstock reconheceu isso. Há mais de um ano, a empresa desenvolveu uma solução para controlar a progressão da miopia em crianças, as Lentes MyCon™️️ agora em sua nova e mais atualizada versão: MyCon™️️ 2.

As lentes MyCon™️️ (Myopia Control) não só corrigem a miopia, mas também podem controlar o crescimento do comprimento do olho para retardar a sua progressão. Com as lentes MyCon™️️ 2, a Rodenstock está dando um passo adiante para oferecer às crianças a melhor visão: ao incluir os quatro parâmetros individuais de posição do uso das lentes dos óculos, MyCon™️️ 2 oferece propriedades de imagem aprimoradas na área de foco da lente, mantendo o efeito do controle da miopia na periferia.

Como funciona o Rodenstock MyCon™️️
A miopia pode ocorrer quando o globo ocular é ligeiramente demasiado longo. A forma como as lentes monofocais corrijam a miopia pode fazer com que a luz na periferia atinja atrás da retina. Este comportamento faz com que alguns olhos do público infanto-juvenil tentem se adaptar e crescer excessivamente em comprimento, o que pode fazer com que a miopia progrida.4

Com as lentes Rodenstock MyCon™️️, a luz na periferia é refratada para atingir a frente da retina, ajudando a retardar o alongamento dos olhos, um aspecto crucial para apoiar a visão das crianças. É por isso que as áreas de controle de progressão nas lentes MyCon™️️ são colocadas nas laterais das lentes e garantem que a luz na periferia não atinja atrás da retina. Desta forma é possível retardar a progressão da miopia ou o alongamento dos olhos, enquanto deixam as principais zonas de visão da lente inalteradas, criando uma visão nítida. A área de focagem na lente permite que a criança possa ver nitidamente onde quer que seus olhos foquem.

O lançamento de Rodenstock MyCon™️️ 2: uma lente com melhores propriedades de imagem

As crianças desenvolvem-se rápida e individualmente, assim como seus rostos e olhos. Por isso, é crucial ter em conta os parâmetros individuais para garantir o efeito ideal e o melhor conforto visual com lentes oftálmicas para o controle da miopia.5

Com o MyCon™️️ 2, a Rodenstock oferece agora uma lente com propriedades de imagem melhoradas, personalizando a lente para se adequar também à armação escolhida e, assim, ao rosto único da criança. Esta abordagem inclui os quatro parâmetros individuais de uso:

- Distância da Pupila (PD), ou a distância entre o centro da pupila e o centro ótico da lente;

- Inclinação Pantoscópica (PT), onde se incorpora a inclinação da lente nos cálculos para otimizar a visão através dela;

- Distância do Vértice Corneal (CVD), que garante um desempenho ideal quando usada a distância exata entre a superfície traseira da lente e a superfície externa da córnea;

- Ângulo de Curvatura do Rosto (FFA), que quando incluídos no cálculo da lente a curvatura do aro no rosto do usuário possibilitando melhorara significativa da visão em toda superfície da lente.

Ao se utilizar estes parâmetros, as propriedades de imagem através das lentes são melhoradas nas áreas de foco e mantem o efeito do controle da miopia na periferia.

Um princípio com eficácia clinicamente comprovada
O princípio do controle da miopia com áreas de desfocagem periférica assimétrica horizontal, em que as lentes MyCon™️️ são baseadas, foi testado em um estudo clínico independente durante um período de 5 anos, onde se observou uma efetiva redução na progressão da miopia e alongamento dos olhos em crianças europeias, em comparação com as lentes monofocais convencionais.6

Sobre a Rodenstock
Fundada em 1877 em Munique, Alemanha, a Rodenstock é uma líder global em tecnologia óptica, empregando mais de 5.100 colaboradores em 85 países. No Brasil há mais de 50 anos, a empresa tem sede e fábrica no Rio de Janeiro, além de filiais em várias regiões do país. Reconhecida por suas lentes personalizadas, a Rodenstock é sinônimo de qualidade e inovação no mercado óptico.

1) Brennan, Noel A., et al. “Efficacy in myopia control.” Progress in retinal and eye research 83 (2021): 100923.

2) Chen, K.S., Au Eong, J.T.W. & Au Eong, KG. Changing paradigm in the management of childhood myopia. Eye (2023). https://doi.org/10.1038/s41433-023-02831-2. Brennan, Noel A., et al. “Efficacy in myopia control.” Progress in retinal and eye research 83 (2021): 100923.

3) Lisa A. Jones-Jordan, Loraine T. Sinnott, Raymond H. Chu, Susan A. Cotter, Robert N. Kleinstein, Ruth E. Manny, Donald O. Mutti, J. Daniel Twelker, Karla Zadnik, for the CLEERE Study Group; Myopia Progression as a Function of Sex, Age, and Ethnicity. Invest. Ophthalmol. Vis. Sci. 2021;62(10):36.

4) Tabernero J, Vazquez D, Seidemann A, Uttenweiler D, Schaeffel F. (2009). Effects of myopic spectacle correction and radial refractive gradient spectacles on peripheral refraction. Vision Res. 2009.

5) Wei, N., Qian, X., Bi, H. et al. Pseudoesotropia in Chinese Children: A Triphasic Development of the Interepicanthal Folds Distance-to-Interpupillary Distance Ratio and Its Changing Perception. Aesth Plast Surg 43, 420–427 (2019).

6) Tarutta EP, Proskurina OV, Tarasova NA, Milash SV, Markosyan GA. (2019). Long-term results of perifocal defocus spectacle lens correction in children with progressive myopia. Vestn Oftalmol. 2019;135(5):46-53.