Sistema braille
Retirado do site da ADEVA:
http://adeva.org.br/braille.php
A Associação de Deficientes Visuais e Amigos, ADEVA, é uma organização sem fins lucrativos, que atua na cidade de São Paulo e em cidades vizinhas.
Alfabeto e algarismos em braille.
Os pontos em relevo, atualmente tão comuns em embalagens de medicamentos, cosméticos e alimentos, em cartões de visita e em cardápios, representam uma das maravilhosas e insuperáveis invenções humanas – o sistema braille.
O sistema braille foi criado em 1825 pelo jovem francês Louis Braille (foto), nascido em 4 de janeiro (Dia Mundial do Braille) de 1809. É um código universal que permite às pessoas cegas beneficiar-se da escrita e da leitura, dando-lhes acesso ao conhecimento, favorecendo sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania.
Baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o sistema braille compõe 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, sinais de pontuação e acentuação, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.
O sistema braille adapta-se perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque.
O jovem cego José Álvares de Azevedo, nascido em 8 de abril (Dia Nacional do Braille) de 1834, trouxe o sistema para o Brasil, primeiro país da América Latina a adotá-lo, em 1850.
Por que o Braille?
O sistema de leitura tátil e escrita braille é o mais completo, perfeito, seguro e eficiente meio de acesso à educação e à informação para a pessoa cega.
Se o preconceito já é barreira suficiente para manter a pessoa com deficiência visual isolada da sociedade, a falta de acesso à informação quase sempre a condena a uma vida sem ou com poucas perspectivas.
A ADEVA acredita que a leitura permite a todos os indivíduos sobretudo adquirir conhecimento e cultura, elementos estruturais do progresso de uma nação e de promoção da cidadania.
Portanto, participamos intensamente da divulgação e da difusão do sistema braille.
Oferecemos aulas gratuitas de braille no Centro de Treinamento Mário Covas e nossa Gráfica procura suprir a escassez de impressos em braille existente no Brasil. Produzimos cardápios, manuais, folhetos, materiais didáticos e técnicos, apostilas, livros, periódicos, tabelas, entre outros produtos, para atender pessoas físicas ou jurídicas em todo o território nacional.
Braille Virtual
O Braille Virtual é um curso público e gratuito para as pessoas que enxergam.
Sua proposta é promover uma comunicação completa com as pessoas com deficiência visual por meio da escrita braille.
Os 63 símbolos do sistema são apresentados em grupos de dez, sob a forma de animação gráfica, facilitando sua memorização em apenas algumas horas.
Para saber mais e acessar o Braille Virtual, visite o site
http://www.braillevirtual.fe.usp.br/
Localização: ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 -
E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Conteudista SOBLEC:
Regina Carvalho