Usando lentes de contato nesse calor extremo

O calor forte demais provoca secura e baixa umidade do ar. Esses fatores levam a rápida evaporação das lágrimas (líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura).

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 25/04/2016

Aliado ao uso demasiado de ar condicionado e ventiladores, acabam deixando os olhos bem secos. Os usuários de lentes de contato, principalmente os que usam lentes gelatinosas, acabam sofrendo ainda mais nessa época do ano, pois essas lentes retiram, da pouca lágrima que restaram nos olhos, a água que as mantém hidratadas e com consistência gelatinosa.

Nesse calor extremo, os usuários de lentes de contato devem tomar alguns cuidados:

1) Se possível, tente não usar as lentes em ambientes com ar condicionado. Prefira usar óculos. Caso não seja possível, utilize umidificante de ar no local de trabalho ou em casa.

2) Evite vento diretamente nos olhos, como o ventilador do carro. Se for passear com as lentes em local de muito vento, use óculos escuros ou de proteção.

3) Use colírio lubrificante sobre as lentes, caso tenha ardência ou sensação de olho seco.

4) Use óculos escuros sobre as lentes para proteger seus olhos dos raios ultravioleta do Sol.

5) Não jogue água de torneira, mineral, filtrada dentro dos olhos, mesmo estando com as lentes de contato.

6) Na praia ou na piscina, prefira usar as lentes descartáveis de um dia, para não correr o risco de ter grãos de areia aderidos nas lentes.

7) A quantidade de hidratação da lente de contato gelatinosa depende da propriedade de absorção de liquido pelo seu material e da umidade do ambiente. Por exemplo, em locais com baixa umidade de ar, a tendência é a lente perder liquido ficando ressecadas, duras, mais aderentes e mais difícil de serem removidas. Em Brasília, como o clima é mais seco, as pessoas sentem mais desconforto com as lentes e normalmente usam colírios lubrificantes para hidratar as lentes ressecadas. Especificamente, a água do mar é mais rica em sal que a nossa lágrima, e quando você toma banho de mar, a água em contato com a lente retira o liquido de dentro da lente, que fica mais ressecada, desidratada e com isso diminui de tamanho. O paciente ao retirá-las, pode machucar a córnea. Se você sentir que a lente não está saindo facilmente do olho, não force a remoção, use colírio lubrificante, espere 5 minutos e só então retire as lentes.

8) Não convém dormir com as lentes de contato, seja qual for o tipo da lente. Porque há uma chance maior de ter complicações oculares sérias.

9) Beba muita água, suco, água de coco, líquidos que contenham sais, para hidratar.

10) Em caso de sensação de cisco, olho vermelho, estando com as lentes de contato, remova-as, lave-as e recoloque-as. Se persistirem os sintomas, não as coloque mais e entre em contato com o seu oftalmologista.

Autoria:
Regina Carvalho e Dr Newton Kara José