Uso óculos o tempo todo. Comprei uma armação nova mas sinto que está longe dos olhos. Devo trocar a armação?

Geralmente não há necessidade de se trocar a armação, mas sim, de passar em uma ótica para arrumá-la. Provavelmente é um desajuste do ângulo pantoscópico da armação.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 18/11/2017

Quando a frente da armação forma ângulo com o rosto, dizemos que esses se chamam ângulo pantoscópico.

Quando vistos de lado, é normal que as bordas inferiores da armação estejam mais perto das faces do que as superiores.

O ângulo pantoscópico pode variar de 4 a 18 graus. Porém o ideal é que esteja entre 12 a 15º . Com frequência, pessoas com pálpebras extremamente proeminentes podem exceder tal alcance.

O ângulo pantoscópico permite que o olho focalize tanto para a distãncia como para o próximo, devido a sua inclinação. Por exemplo, permite ao indivíduo que usa multifocal, ler impressos diretamente através do centro da adição de leitura.

Outro ponto importante quando a armação está torta e com o ângulo errado, é a Distância ao vértice.
Distância ao vértice é a distância da córnea até a superfície posterior das lentes dos óculos. A distância que as lentes receitadas ficam dos olhos deve ser comparada com aquela dos óculos anteriores. Se a distância ao vértice não é a mesma, ou não foi corrigida para graus maiores que 4.00 DE, então o grau pode estar errado e o indivíduo se sentirá desconfortável com os óculos novos. Além do que, distâncias menores que 12mm, para algumas pessoas fazem os cílios baterem na lente, além de embaçarem com o calor do olho.

Autoria: Regina de Souza Carvalho