Tuberculose e os olhos

Tuberculose é uma doença infecciosa, muito contagiosa, causada por bactérias e que afeta principalmente os pulmões, mas pode também afetar outros órgãos como ossos, rins, meninges e os olhos.

Publicado por: WV Comunicação e MKT em 31/07/2016

A bactéria mais comum que causa a Tuberculose é a Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch.

A transmissão da tuberculose é direta, isto é, da pessoa infectada para outra pessoa. Assim, uma pessoa contaminada no meio de muita gente, por exemplo no metrô, pode transmitir a doença para todos que estão ao seu lado. A pessoa com tuberculose expele a bactéria através de gotículas que saem da boca ao falar, espirrar ou tossir e o individuo que está perto pode aspirar essas gotículas sem perceber, contaminando-o.

Indivíduos com baixa resistência, alcoólatras, tabagistas, desnutridos, ou pessoas sem higiene, tem mais risco de pegar a doença.

Os sintomas mais frequentes são:
- tosse seca contínua no inicio, depois com a presença de secreção, pus ou sangue, que permaneça por mais de 4 semanas.
- cansaço excessivo.
- febre baixa geralmente a tarde.
- sudorese noturna.
- falta de apetite.
-palidez, emagrecimento, fraqueza, prostração.
Caso tenha dois ou mais sintomas, procure um médico. Não espere agravar.
A tuberculose ocular é muito rara (1 caso em 1.000)1, mas pode atingir o olho, provocando alterações como:- coroidite, vasculite retiniana, conjuntivite, esclerite e ceratite.

Uma das alterações na córnea mais comuns relacionada com a tuberculose é a flictênula, (......) e a ceratite insterticial, que pode levar a um afinamento da córnea.

Para melhorar possíveis acometimentos oculares, é necessário o tratamento sistêmico da doença, correto e contínuo (em geral por 6 meses) a base de antibióticos, que é muito eficaz, além do tratamento receitado pelo oftalmologista. Assim, evitam-se recidivas e persistência das doenças oculares causadas pela tuberculose.

DICAS:
- Imunize as crianças dando a vacina BCG.
- Evite aglomerações em ambientes fechados.
- Não utilize objetos das pessoas contaminadas.
- Cuidado com os beijos em pessoas pouco conhecidas.
- Aconselhe as pessoas do seu trabalho, clube ou condomínio, com tosse que perdure por 4 semanas a procurar um médico.
- Estando em ambiente fechado como ônibus, abra as janelas para ventilar e tente não ficar próximo de desconhecidos com tosse contínua.

Referencias
1. Spencer WH.Córnea. in Spencer WH. Ophthalmic Pathology. Atlas and Text Book. 4ª ed. Philadelphia: Saunders, 1990:204.

Autoria:
Regina Carvalho e Dr Newton Kara José